Planeamento de Transportes

Com atuação em duas grandes áreas de desenvolvimento a nível nacional, a OPT é pioneira em Portugal no desenvolvimento de projetos de I&D no âmbito do planeamento operacional de transportes coletivos, desenvolvendo soluções informáticas avançadas para a gestão e otimização de sistemas de transportes.

Com o seu SW de Gestão Integrada de Sistemas de Transportes, a OPT concretiza igualmente trabalhos de redefinição de oferta e avaliação de soluções de planeamento, simulações de soluções com alterações de parametrização, reorganização de grupos de serviços para escalamento e estudos do impacte de alteração de regras laborais.

Estas soluções incluem também, todos os componentes necessários à gestão e operação do nosso produto Heybus – Plataforma tecnológica para transporte de passageiros flexível (TPF). Um sistema de mobilidade mais inclusivo nos territórios, oferecendo à população residente, em especial nas zonas de baixa densidade populacional, uma alternativa ao transporte individual, com aumento da cobertura do serviço de transporte público.

GIST

Gestão Integrada de Sistemas de Transportes

Heybus

Plataforma de Transporte de Passageiros Flexível

Mobus

Plataforma de Transporte de Passageiros Flexível exclusiva para o Grupo Barraqueiro

Informação ao Público

Nos últimos anos, a Informação ao Público nos Transportes Públicos tem ganho maior destaque, tendo sido identificada como um fator decisivo na atitude dos cidadãos relativamente à sua escolha e definição de mobilidade.

A qualidade da informação ao público influencia diretamente a perceção e a experiência de utilização por parte do cliente final, atuando consequentemente na satisfação deste, face aos serviços disponíveis.

Desta forma, podem ser identificados cinco grandes objetivos estratégicos da Informação ao Público:

  • Promover o serviço
  • Motivar para a utilização do serviço
  • Apoiar a decisão, com informação sobre a oferta disponível
  • Melhorar a satisfação de clientes
  • Promover uma mudança de comportamentos

IMS

Plataforma Integrada de sistemas de informação em Mobilidade

InfoPub Web

Geração Automática de Mapas e Horários

Spider Maps

Mapas Esquemáticos de Rede

MOVE-ME

App multimodal com próximas partidas em tempo real

InfoBoard

Ecrã com tempos de espera

Mobilidade / Assessoria

Com base na formação e experiência da nossa equipa desenvolvemos projetos de assessoria em mobilidade e transportes no sentido de apresentar soluções de suporte à tomada de decisão, alinhadas com as novas tendências de sustentabilidade, alicerçadas nas Diretrizes da União Europeia e no cumprimento das metas do Acordo de Paris no combate às alterações climáticas.

Trabalhamos não apenas para a construção de uma solução final, mas sim para a geração de uma dinâmica de planeamento, implementação, controlo, monitorização e reestruturação da mobilidade urbana.

A mobilidade sustentável tem um papel decisivo no planeamento das cidades e na promoção da coesão social e territorial, a disponibilização de ferramentas tecnológicas permite tornar as soluções mais fiáveis e adaptadas à realidade em questão, e às necessidades de nichos de procura.

PMUS 2.0

Planos de Mobilidade Urbana Sustentável

PMSR

Planos Municipais de Segurança Rodoviária

Desenho Urbano

Urbanismo Tático

Política de Mobilidade

Assessoria técnica e Estudos de mobilidade

Estudos de Planeamento Operacional

Estudos para a otimização da operação do transporte público

Engenharia de Tráfego

Projetos e estudos para licenciamentos com recurso a softwares de simulação e desenho viário