Quem somos

Em 1992, a OPT – Optimização e Planeamento de Transportes, S.A. – surgiu como uma das primeiras spin-off da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através de um projeto orientado para a gestão operacional do transporte coletivo urbano.

Desde aí, tem criado projetos de I&D adaptados às necessidades do sector, construído soluções informáticas inovadoras e realizado estudos que contribuíram para o aumento de eficiência das operações dos seus clientes.

Há quase três décadas que a OPT se dedica em exclusivo ao sector da mobilidade e transportes, fator que nos distingue no mercado, permitindo-nos atuar primeiro a montante no planeamento e muitas vezes a jusante na implementação das soluções, usufruindo de um plano de observação privilegiada do ciclo.

A nossa visão

“Towards excellent service in innovative and optimized systems for transport planning management and public information.” – assim, a nível global, a OPT procura ser uma referência de excelência e inovação no âmbito da Optimização do planeamento e gestão de sistemas de transporte e correspondente informação ao público, no quadro das novas referências políticas em torno da mobilidade sustentável.

O que fazemos

Com atuação em duas grandes áreas de desenvolvimento de software, a OPT foi pioneira em Portugal quer no desenvolvimento de projetos de I&D no âmbito do planeamento operacional de transportes coletivos, desenvolvendo soluções informáticas avançadas para a gestão e otimização de sistemas de transportes, assim como na geração automática de soluções de informação ao público para transportes.

Mais recentemente criou um gabinete de consultoria e estudos na área da mobilidade e transportes para dar resposta às necessidades de otimização e planeamento de soluções de mobilidade urbana, seguindo as orientações mais recentes da política de mobilidade da União Europeia, para que os cidadãos tenham acesso a serviços que lhes proporcionem melhor qualidade de vida, adequando o planeamento aos novos conceitos ambientais e de desenho urbano.

Principais acionistas institucionais
O nosso escritório

A sede junto à Avenida dos Combatentes da Grande Guerra consiste num open space amplo e com muita luz natural, com uma decoração moderna e atrativa, capaz de promover o trabalho em equipa e a cooperação entre colegas, num ambiente cuidado e aprazível.

A nossa equipa

Qualidade e Certificações

Os objetivos da OPT ao nível do negócio e qualidade dos seus produtos são de forte crescimento, com o intuito de manter a liderança ao nível nacional, visando-se a diversificação no tocante aos mercados. Investindo continuamente na Inovação, é reconhecido o seu trabalho de Qualidade na componente de investigação e desenvolvimento tecnológico que sempre tem mantido, e por isso é aceite na Microsoft Partner e adquiriu a certificação para os referenciais ISO 9001 e NP4457 IDI em Dezembro de 2010. Dada a sua relação com a Faculdade de Engenharia do Porto, foi também reconhecida como uma empresa Spin-off da Universidade do Porto

A OPT estabeleceu uma Política da Qualidade e Inovação, que evidencia o comprometimento da Direção Técnica e Administração na implementação dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade e Investigação, Desenvolvimento e Inovação decorrentes das normas NP EN ISO 9001 e NP 4457. Ver Certificados

O âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade e Inovação abrange todas as atividades da empresa centralizadas na investigação, conceção e desenvolvimento e comercialização de soluções informáticas (produtos e serviços) associadas ao planeamento de transportes coletivos e os serviços de consultoria associados com a melhoria da competitividade dos seus clientes nomeadamente aferições de necessidades de oferta, organização logística e processual, reengenharia de processos, satisfação dos clientes ou impacto da atividade.

A atividade da OPT desenvolve-se num ambiente de melhoria contínua, que envolve colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros como parte integrante da organização e assume também uma política de inovação, que é devidamente formalizada, cuja missão consiste em manter a solução base atualizada e competitiva, nomeadamente através da introdução regular de novas funcionalidades e aumento da adequabilidade às necessidades das empresas clientes. A empresa analisa com regularidade as novas plataformas tecnológicas que vão surgindo, mas coloca algumas restrições a alterações profundas a esse nível, como forma de assegurar a fiabilidade e estabilidade das soluções instaladas e não comprometer o ritmo de desenvolvimento de novas funcionalidades para o seu produto base.

Critérios de avaliação de fornecedores

A avaliação de fornecedores é realizada anualmente, para todos os fornecedores que afetem diretamente a qualidade do produto/serviço final da empresa. Com base no cumprimento dos requisitos do produto pré-definidos e em alguns requisitos específicos definidos pelas direções intervenientes no processo, e sempre garantindo que diferentes intervenientes têm critérios comuns, os fornecedores são classificados de Qualificados para pontuações de 3 e 4 valores, ou Não Qualificados para pontuações globais de 1 ou 2 valores. Para os fornecedores Não Qualificados é feita a reavaliação da sua colaboração com a empresa e definem-se as medidas a tomar.

Os critérios utilizados para a avaliação dos fornecimentos com uma pontuação de 1(pior) a 4 (melhor) são os seguintes:

  • Qualidade dos Fornecimentos;
  • Produto(s) / Serviço(s);
  • Competência Profissional;
  • Formação Prestada e Apoio a Implementações;
  • Resposta ao Planeado;
  • Responsabilidade;
  • Comunicação;
  • Reclamações.

Nota: A OPT reserva-se no direito de alterar estes critérios sempre que achar necessário.

INOVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A qualidade do trabalho desenvolvido pela OPT está intrínseca a todas as suas soluções e suporta essencialmente as necessidades de um mercado exigente, competitivo, em contínua evolução, promovendo também a inovação e a investigação tecnológica nacional.

A estreita ligação às Universidades, quer à Faculdade de Engenharia do Porto através dos seus dois Institutos: INEGI e INESCTEC, mas também à Universidade de Aveiro, têm permitido a participação num processo contínuo de atualização face à novas tendências de mobilidade e transportes e de contribuir juntamente com Docentes, Investigadores e alunos para a concretização de diversos projetos de I&D. Várias teses de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento na área de mobilidade e transportes foram desenvolvidas na OPT, abrindo depois a possibilidade de recebermos alunos destas Instituições como nossos colaboradores.

CLIENTES

PARCEIROS

RECRUTAMENTO

Programador (m/f)
10 Julho 2023
Integração em equipa de desenvolvimento ligada à área de disponibilização de informação sobre transportes. Requisitos: Formação...
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