Estudos para a otimização da operação do transporte público

Desenhada uma oferta de transporte público é necessário perceber quais os recursos necessários para a implementar, ou seja, determinar com rigor, de forma otimizada, o número de veículos e de condutores a alocar na hora de ponta.

Este cálculo é fundamental, quer para o apuramento dos custos da operação, tornando-se determinante, quer para as Autoridades de Transportes que lançam os Concursos Públicos, quer para os operadores de transporte que preparam as suas propostas com profissionalismo e rigor. Só assim os primeiros sabem fixar um Preço Base aceitável e os segundos podem, com rigor, preparar uma proposta competitiva, com a sua margem de lucro.

A OPT é especializada neste tipo de estudos, recorrendo ao seu software de otimização de planeamento operacional – o GIST3. Assim, um estudo de planeamento operacional contempla a análise da oferta atual e respetivo ajuste de horários e a definição da rede com cálculo de estimativas de velocidades. O planeamento operacional é otimizado com base nas viagens definidas e permite a quantificação dos recursos a alocar aos serviços.