Assessoria técnica e Estudos de mobilidade

O papel dos municípios é essencial no assegurar da qualidade de vida das populações e a mobilidade apresenta-se como um importante fator para a fixação dos cidadãos, na medida em que permite o acesso a serviços essenciais, emprego, educação, saúde e lazer. A mobilidade é um direito social que o Estado tem que garantir como premissa de igualdade de tratamento e de oportunidades para todos os seus cidadãos. Os transportes públicos de passageiros são, pois, serviço de utilidade pública, cuja oferta é premente adaptar-se de forma a corresponder às necessidades específicas de cada aglomerado populacional. A realização de estudos e assessorias no âmbito da mobilidade e transportes vai de encontro ao enquadramento legal (definido na Lei n.º 52/2015 e DL 60/2016) e permitem capacitar as entidades públicas de informação relevante sobre as necessidades de mobilidade os cidadãos e, a identificação de pontos críticos no território e respetivas medidas de mitigação.

Desenvolvemos uma assessoria diversificada e dirigida às necessidades de cada cliente, de que são alguns exemplos:

  • Acompanhamento da execução do contrato inter-administrativo entre os municípios e os operadores;
  • Acompanhamento da implementação da estratégia e mobilidade do concelho, de acordo com as novas legislações e instrumentos de gestão territorial;
  • Elaboração de planos de implementação das novas soluções de TP nos Concelhos, com a definição de horários, tipologia e o número de veículos que irão executar os serviços, estimativa de receitas, entre outros;
  • Acompanhamento das ações previstas no âmbito do PMUS;
  • Desenho de redes de Transporte Público regular e flexível;
  • Elaboração de Estudos de tráfego e gestão rodoviária, com micro simulação, modelação e simulação de tráfego;
  • Modelação de procura;
  • Identificação e colaboração na elaboração da componente técnica das candidaturas a financiamentos comunitários na área da mobilidade e transportes;
  • Elaboração de Planos de Mobilidade Empresarial;
  • Inquéritos Satisfação cliente nos transportes públicos;