Transporte de Passageiros Flexível

Os Sistemas de Serviço Público de Transporte de Passageiros Flexível (TPF) têm o seu enquadramento legal no Decreto-lei nº 60/2016 de 8 de setembro, diploma que constitui um manifesto esforço do governo em clarificar as regras para serem aplicadas nesta tipologia de sistemas, que procuram responder à necessidade de disponibilizar um serviço de transporte adequado em zonas com baixa densidade populacional e personalizado face às necessidades dos passageiros, particularmente em situações de mobilidade reduzida.

A conceção da plataforma permite a aplicação de qualquer modelo de operação de TPF e considera questões de usabilidade de forma a garantir a fácil interação com os utilizadores.

  • A plataforma HeyBus assegura todos os procedimentos inerentes a um sistema de TPF, desde a comunicação efetuada pelos cidadãos até à prestação do serviço de transporte. 
  • A plataforma contém funcionalidades de apoio aos clientes, aos operadores de transporte e à coordenação do sistema, garantindo a gestão dos pedidos de deslocação, a organização dos serviços e a definição/otimização dos percursos no contexto de uma rede de TPF. 
  • Para garantir a interoperabilidade entre sistemas, a OPT desenvolve as interfaces necessárias para a comunicação entre a plataforma HeyBus e outros sistemas

Funcionalidade do BackOffice

Permite ao operador a inserção de todos os dados técnicos necessários à criação de rotas e definição de paragens, interfaces, zonas e tarifas, assim como a introdução de informação sobre a frota e respetivas capacidades, motoristas e utilizadores. É ainda possível a interação direta com um mapa para definir as paragens e criar rotas automaticamente.

Funcionalidade de apoio aos clientes

O módulo de suporte ao cliente assegura a receção, registo e gestão de pedidos de viagem que podem ser efetuados através da internet. Inclui uma app do passageiro, que permite realizar pedidos esteja onde estiver, através da Web. Pode também acompanhar o estado dos mesmos em qualquer momento.

Funcionalidade do call center

O serviço pode ser pedido através de uma chamada telefónica. A plataforma permite a receção, registo dos pedidos efetuados pelo call center e a sua confirmação aos clientes. Os pedidos registados são comunicados aos clientes após validação dos mesmos juntamente com informações relevantes do transporte. É também assegurada a integração com o software do call center.

Funcionalidade de apoio aos motoristas

A App dos motoristas permite aceder aos pontos de recolha e largada de passageiros, a um mapa com os percursos e outras informações relevantes para a realização do serviço (horários, percursos). Pode ainda comunicar com a central e acrescentar pedidos durante a viagem (sujeitos a validação pelo sistema de modo a não prejudicar as rotas pré-estabelecidas).

Planeamento de percursos e otimização de custos

O sistema suporta-se num algoritmo de otimização de rotas de acordo com parâmetros pré-estabelecidos que permite a otimização de rotas em tempo real e a otimização dos custos de operação. O objetivo é satisfazer o máximo dos pedidos com o menor custo, menor tempo de espera e de distância entre paragens.

Cálculo de custos

O cálculo de custos associados ao serviço permite aferir os custos de cada viagem, custo do bilhete para o passageiro, valor a pagar pela autoridade de transporte e valor a pagar ao operador. Serão produzidos relatórios com estas listagens.

Monitorização e acompanhamento

A plataforma produz relatórios do funcionamento do serviço, sendo estes parametrizáveis de acordo com as necessidades do cliente.  Estes permitem inferir sobre viagens realizadas, sobre as matrizes origens/destino das viagens, sobre os perfis dos utilizadores e ainda sobre os custos. A plataforma regista dados relativos a pares origem/destino, viagens planeadas e realizadas, custo de operação dos veículos, valores pagos pelos passageiros, a comparência dos passageiros, sendo possível retirar qualquer tipo de relatório associado a estes dados, nomeadamente os pontos de maior utilização da rede e os custos e proveitos associados à exploração da rede.