Sessões de participação Pública em Vila Real, Projeto PMUS

No passado dia 22 de setembro realizou-se a primeira sessão de participação pública no âmbito do projeto de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade de Vila Real.

Esta iniciativa teve como objetivo, criar um primeiro momento de auscultação às forças vivas da Cidade para a construção de soluções para a melhoria da Mobilidade urbana. Como principais temáticas abordadas, podem referir-se tópicos como Acessibilidade, Arborização, Ocupação Urbana, Transporte Público, Transporte Individual e Modos Ativos, Estacionamento, sendo que todo o discurso gravitou numa interligação dos mesmos e na ponderação de aspetos a melhorar futuramente.

Esta foi a forma encontrada por parte da CM Vila Real, e da equipa técnica OPT/OVAL para envolver a sociedade civil no estudo, abrindo espaço nesta Fase de Caracterização e Diagnóstico para a intervenção e recolha de contributos por parte daqueles que mais beneficiam do impacto da gestão da mobilidade no município.

Participaram mais de 30 pessoas nesta primeira sessão, estando já prevista uma segunda para a Fase III – Objetivos e Estratégias de Intervenção, que irá versar na análise das soluções de mobilidade para o território incluindo a busca de soluções para os problemas encontrados nesta auscultação. Marcaram presença, o Sr. Presidente da CM de Vila Real, Dr Rui Santos, o Sr. Vereador Eng. Adriano Sousa, o 1º Secretário da CIM Douro, Domingos Carvas, Membros da Assembleia Municipal, Presidentes das juntas de freguesia da cidade, Proteção Civil, PSP e Representantes dos serviços de saúde, de que é exemplo, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Cruz Vermelha e Cruz Verde de Vila Real, membros de entidades gestoras das vias de maior hierarquia rodoviária, como é o caso da A4 e A24, autoestradas transmontanas que cruzam o concelho. A iniciativa contou ainda com a presença de Dirigentes e representantes de vários agrupamentos de escolas, desde ensino básico, secundário e até ensino superior, onde o Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património, Doutor Ricardo Jorge e Silva Bento também marcou presença. As associações de ajuda comunitário, neste caso a Vila Real Social e a Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real (APCVR) também aceitaram o convite para estarem presentes, sendo que a mobilidade inclusiva mereceu também destaque. Também entidades reguladoras de estacionamento (ESSE – Estacionamento) e Transportes Urbanos de Vila Real (TUVR) se fizeram representar. O discurso de abertura/boas vindas ficou a cargo do Sr. Vereador da Acessibilidade, Mobilidade e Transportes da CM Vila Real, Eng. Adriano Sousa, tendo contado com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Câmara, o Dr. Rui Santos no encerramento dos trabalhos.

1
2
3
4
5
6
7
previous arrow
next arrow

Partilhar artigo