Mapas esquemáticos de Rede

Os Spider Maps são mapas esquemáticos, semelhantes aos mapas utilizados nas redes de metro, que se destinam fundamentalmente a zonas da rede de transportes onde se concentrem várias oportunidades de transporte. Num contexto multimodal, estes mapas são uma ferramenta inovadora e muito útil, uma vez que têm a capacidade de reunir num mesmo documento, e de forma clara e percetível, informação proveniente de diversos operadores.

Os Spider Maps apresentam uma zona de maior destaque (o Hub) que ocupa o centro do mapa e, a partir daí, todos os percursos de autocarros que, duma forma radial se dirigem aos seus destinos finais.

Estes mapas são desenvolvidos com recurso a uma ferramenta que faz um pré-processamento do esquema baseado na informação geográfica da rede, sendo depois melhorado do ponto de vista do design e de legibilidade sem quebrar as regras de representação de linhas e pontos definidos para este tipo de esquemas. É utilizado um design apelativo que facilita a perceção da rede de transportes como um todo. 

Nas imediações do Hospital de S. João, no Porto e no Marquês do Pombal, em Lisboa, estão colocados alguns dos exemplares deste produto.