Produtos Parceiros
GIST
Contactos
Home
Clientes
Notícias
Empresa
Serviços
Aplicação inovadora em mercado nacional e que tem como principal vantagem a capacidade de reunir de forma perceptível num mesmo documento informação proveniente de diversos operadores de transportes públicos e gerá-lo automaticamente.

 

 

SPIDERMAPS MAPAS ESQUEMÁTICOS DE ZONA
                            Mapas Esquemáticos de Zona


 

Pela primeira vez em Portugal está disponível esta forma de representação de redes complexas de transportes. Ao contrário dos tradicionais mapas espaciais que privilegiam a correcção geográfica, estes novos mapas privilegiam a percepção do utente da rede de transportes como um todo, ao mesmo tempo que não retira conhecimento sobre a zona espacial que se encontra mais próximo dele.

Estes mapas destinam-se principalmente a zonas da rede de transportes onde se concentrem várias oportunidades de transporte, sendo uma ferramenta de excelência para potenciar o uso dos transportes públicos uma vez que têm a capacidade de reunir de forma perceptível num mesmo documento informação proveniente de diversos operadores.

 

   Onde estão...

Em colaboração com a STCP, um dos seus principais parceiros na Inovação, e em estreita colaboração com a reputada FWT, UK, a OPT desenvolveu um sistema que permite a criação destas representações da rede de transportes de uma forma automática. Este sistema que se encontra em fase de protótipo já foi utilizado para a produção dos primeiros mapas. 

No Porto, o primeiro exemplar desta nova representação encontra-se disponível em frente à Loja da Mobilidade junto ao Hospital de São João.

                                

                                               SpiderMaps no Hospital de S. João (clicar para ampliar)

 

É possível também encontrar exemplares destes mapas em Lisboa, representando a rede de transportes da Carris no Rossio, Marquês de Pombal e ainda em Belém.

                                

                                               SpiderMaps no Marquês de Pombal (clicar para ampliar)




 Como funciona...

O sistema desenvolvido faz uso da informação geográfica da rede de transportes já definida no sistema InfoPub (também ele um produto OPT) permitindo a identificação da zona (Hub) para a qual se destina o novo documento.

O mapa esquemático gerado contém informação sobre todos os destinos que se podem alcançar a partir de uma área alvo (Hub).

                                                                             Hub (clicar para ampliar)

 

Nesta área alvo são representadas todas as paragens da rede de transportes onde os utentes podem embarcar numa viagem para qualquer um dos destinos alcançaveis. Fora desta área apenas são representados os pontos mais relevantes (Terminus, Pontos de interesse) da rede de transportes e simultaneamente as linhas passam a ser representadas de forma esquemática.

A acompanhar este mapa esquemático existe uma área onde se encontra informação textual que permite ao utente identificar a partir de um destino/linha qual a paragem dentro da zona alvo onde pode iniciar uma viagem para o destino pretendido.

     

                                                    Mapa Esquemático da STCP e Informação Textual

 

 O Projecto

Este projecto tem por base a investigação realizada no âmbito do projecto QREN Vale Inovação em colaboração com o INEGI.

 

Notícias relacionadas:

STCP inova com o “spider map”

STCP implementa spider maps no Hospital de São João 

Nova geração de painéis informativos lançada no Porto

Carris Netbus – Viaje e-confortável

CARRIS comemora Mês da Mobilidade

 
Recomendar este site
Mapa do site