Produtos Parceiros
GIST
Contactos
Home
Clientes
Notícias
Empresa
Serviços

 

 

NOTÍCIAS  
08-04-2014
Novo operador de transportes no MOVE-ME Porto

A OPT tem procurado, com o objetivo de servir melhor os utilizadores, juntar novos operadores de transportes às suas aplicações MOVE-ME.

E assim, desde o passado dia 7 de Abril, encontram-se disponíveis no MOVE-ME Porto os dados da Empresa Espírito Santo – Autocarros de Gaia.


MOVE-ME os transportes todos ligados!


(clique para ampliar)
21-11-2013
lisboa.Move-me, um mês depois

Tal como aconteceu no ano passado com a aplicação MOVE-ME na cidade do Porto, a aplicação gratuita lisboa.Move-me, está a fazer sucesso na capital!

A aplicação já registou 105335 pedidos e 8894 downloads desde o seu dia de lançamento, 24 de Outubro, e só na primeira semana registaram-se 19000 pedidos de informações.

Recebendo com agrado todo o tipo de comentários, a OPT procura ter o sistema MOVE-ME atualizado no sentido de prestar sempre o melhor serviço ao utilizador.

As aplicações estão disponíveis para os sistemas Android e iOS (iPhone), e está a ser ponderada o desenvolvimento de uma versão para Windows Phone uma vez que nos têm chegado solicitações nesse sentido.

A OPT conta ainda, brevemente juntar novos operadores de transportes à aplicação lisboa.Move-me, assim como levar o produto a outras localidades do País


(clique para ampliar)
23-10-2013
Cerimónia de lançamento da aplicação MOVE-ME em Lisboa

A OPT, a CARRIS e o METROPOLITANO DE LISBOA promovem a cerimónia de lançamento da aplicação "lisboa.MOVE-ME". O evento será presidido pelo Exmo. Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Silva Monteiro, e terá lugar amanhã dia 24 de outubro, no Auditório Altos do Moinhos, em Lisboa, pelas 11h00.

O MOVE-ME é uma aplicação para smartphone desenvolvido pela OPT que permite o acesso a um conjunto diversificado de informação sobre transportes públicos em tempo real.

Completamente inovador em Portugal, a aplicação permite integrar informação proveniente de diferentes operadores e planear rotas intermodais em tempo real e planeado, integrando diferentes meios de transporte.

Implementado na cidade do Porto há mais de um ano, chegou a vez de ser testado pelo utilizadores da região de Lisboa.

O lisboa-MOVE.ME arrancará com o acesso aos dados da CARRIS,  METRO, Rodoviária de Lisboa, TST, Vimeca e Scotturb.

O sistema está preparado para ser escalável, ou seja, para receber sem grandes intervenções a informação dos restantes operadores

 

 


(clique para ampliar)
17-04-2013
Representando a realidade, simplificando a vida das pessoas

O produto SpiderMaps é representativo da aposta da OPT na inovação tecnológica em torno de uma melhor informação sobre a utilização dos serviços de transporte coletivo de uma forma integrada e acessível a todos. Contribui assim para uma maior utilização do transporte coletivo e para a sustentabilidade dos operadores de transporte, potenciando sinergias entre estes operadores e participando no esforço de criação de cidades com uma mobilidade mais sustentável. Disponíveis em alguns locais do Porto e Lisboa, os SpiderMaps destinam-se principalmente a zonas onde se concentrem várias oportunidades de transporte, sendo uma ferramenta de excelência para potenciar o uso dos transportes coletivos uma vez que têm a capacidade de reunir, de forma percetível num mesmo documento, informação proveniente de diversos operadores. Use e abuse deles!

(clique para ampliar)
08-03-2013
Sabia que...

A OPT, Optimização e Planeamento de Transportes, S.A., desenvolve a sua atividade desde 1992?
A OPT, tem como área nuclear de atividade a gestão operacional do transporte coletivo urbano que, a partir de projetos de I&D orientados para as necessidades do sector, tem construído soluções informáticas inovadoras e realizado trabalhos e estudos que contribuíram para o aumento de eficiência dos seus destinatários. Adicionalmente, realiza também trabalhos de consultoria na área do planeamento operacional de transportes, tais como reengenharia de processos de planeamento operacional, estudos de alteração de políticas de pessoal e ainda inquéritos de satisfação de clientes e planos de mobilidade empresarial adaptados a cada empresa.


(clique para ampliar)
15-02-2013
Um Ano de MOVE ME

Esta aplicação inovadora que resulta de um processo complexo de investigação e desenvolvimento, foi disponibilizada ao público em Fevereiro de 2012. A crescente taxa de utilização registada no decorrer deste ano de lançamento é uma demonstração da forma como as novas tecnologias podem ser colocadas ao serviço da população. A aplicação MOVE ME disponibiliza mais informação de forma versátil e cómoda promovendo a utilização do transporte coletivo e contribuindo para uma sociedade mais sustentável.


A OPT agradece a todos aqueles que acreditaram, que aceitaram o desafio e que fizeram o MOVE ME acontecer.


(clique para ampliar)
21-01-2013
Welcome to Porto

Em trabalho ou em lazer, na sua visita à cidade do Porto pode usufruir gratuitamente da aplicação MOVE-ME no seu telemóvel que o ajudará a planear todas as deslocações na rede de transportes públicos. De uma forma cómoda e eficiente pode deslocar-se na cidade do Porto com o planeamento em tempo real das suas viagens.

Com intuito de dar as boas vindas a todos os que chegam diariamente ao Aeroporto do Porto, a OPT, em colaboração com ANA Aeroportos de Portugal, disponibiliza a aplicação mobile MOVE-ME aos que chegam à cidade do Porto através do Aeroporto do Porto. Veja aqui e obtenha mais informações sobre Transportes Públicos no InfoKiosk do Aeroporto do Porto.

A OPT através da aplicação MOVE-ME deseja a todos uma agradável visita à cidade do Porto.


(clique para ampliar)
09-01-2013
Mais Informação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

A OPT acaba de marcar presença no que é considerado o 3 º Melhor Aeroporto Europeu pelo Airport Council International (http://www.airportservicequalityawards.com/best-airport-region-europe).

É no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Aeroporto do Porto) que, em colaboração com a ANA Aeroportos de Portugal, desde o início de 2013 podemos encontrar o sistema InfoBoard da OPT. Este sistema disponibilizará no local a informação em tempo real dos transportes públicos disponíveis a partir do Aeroporto, contando nesta fase inicial com as empresas: STCP, Metro do Porto, GetBus, AUTNA e 100Rumos.

Esta iniciativa revela-se como uma importante ferramenta para proporcionar aos passageiros que diariamente chegam ao aeroporto uma experiência agradável tornando-a mais cómoda e eficiente.


(clique para ampliar)
28-12-2012
O Novo Sistema TUST conta com Produtos e Técnicos Especialistas da OPT

A utilidade da Informação ao Público sobre Transportes Públicos tem ganho maior destaque e é identificada como um dos principais fatores que influencia a atitude e satisfação dos cidadãos relativamente à sua utilização.
Adotando esta estratégia, a OPT iniciou em conjunto com a Câmara Municipal de Santo Tirso um novo projeto de Informação ao Público que incluiu a implementação de alguns dos seus sistemas automáticos e inovadores de produção de informação, tais como o InfoPub, InfoBoard, SpiderMaps e MOVE-ME.

A sessão de divulgação e apresentação do Sistema de Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) ocorreu no dia 19 de Dezembro.


O TUST promete aos seus utilizadores mais acessibilidade, mais facilidade e mais futuro sendo o seu arranque já em Janeiro de 2013.


(clique para ampliar)
10-12-2012
MOVE-ME no Minuto Verde

Diariamente na RTP1 a rubrica “Minuto Verde”, da autoria da Quercus, aconselha o cidadão a melhorar o meio ambiente. Hoje o tema foi relacionado com a otimização das viagens em transportes públicos através da aplicação MOVE-ME disponível para Android e iPhone que permite planear rotas intermodais em tempo real. Ouça aqui a rubrica.

Seja um utilizador desta aplicação e tire proveito de todas as vantagens deste produto da OPT. Descarregue-a em www.move-me.mobi, ou utilize a versão disponível para website no mesmo endereço.


(clique para ampliar)
06-12-2012
Turismo do Porto e Norte Promove Sistema MOVE-ME

Desde Junho de 2012 o sistema MOVE-ME (www.move-me.mobi), desenvolvido pela OPT no âmbito do projeto Europeu CIVITAS Elan, está em utilização no aeroporto Sá Carneiro para apoio ao planeamento de viagens na cidade do Porto e Norte do País. 

O Turismo do Porto e Norte, recorrendo ao sistema MOVE-ME, disponibiliza, aos turistas recém-chegados ao aeroporto, informações sobre os principais pontos de interesse da cidade do Porto e transportes públicos locais, assim como ligações a outras cidades do Norte do país.

O projeto tem como principal propósito promover o turismo na região Norte e, intrinsecamente, mostrar o que de melhor em inovação e novas tecnologias se desenvolve em Portugal.


(clique para ampliar)
28-11-2012
One.Stop.Transport

Com o propósito central de desenvolver e promover novos serviços capazes de tornar mais eficiente e sustentável a mobilidade urbana, o projeto One.Stop.Transport, iniciado em Janeiro de 2011, disponibiliza uma primeira versão da plataforma digital que irá suportar a partilha de informação sobre meios e formas de transporte e ferramentas e aplicações eficazes de apoio ao planeamento da mobilidade.

Para mais informações sobre o projeto e os seus promotores, consulte o endereço: tice.mobilidade.ipn.pt

O projeto âncora do pólo TICE.pt , cofinanciado pela União Europeia, deverá estar concluído em 2013 e, a funcionar em pleno, garantirá o apoio ao "desenvolvimento de produtos e serviços para o mercado da mobilidade, catalisando empresas do consórcio e outros potenciais parceiros para a criação de soluções de apoio à decisão com suporte na internet."


(clique para ampliar)
15-11-2012
MOVE-ME - Atualizações em Tempo Real

Em dia de greve geral, o sistema MOVE-ME permitiu aos seus utilizadores estarem informados sobre todas as alterações nos transportes públicos em tempo real!
Mais uma amostra do sucesso da aplicação e da utilidade desta no planeamento da mobilidade urbana!


(clique para ampliar)
08-11-2012
Porto - Laboratório Vivo de Novas Tecnologias

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, avança com a notícia de criação do Centro de Competências em Cidades do Futuro dedicado à coordenação do projeto inovador que irá transformar a cidade do Porto num "laboratório vivo de soluções tecnológicas para gestão urbana".

Com financiamento da UE, o projeto tem como principal propósito promover a investigação  e desenvolvimento nacional e o intercâmbio entre investigadores europeus, assim como garantir uma maior visibilidade e promoção internacional das soluções propostas e, consequentemente, apoiar a sua comercialização.

 

 

 
25-09-2012
MOVE-ME ganha Prémio Internacional

No âmbito do projeto internacional CIVITAS, o sistema MOVE-ME foi distinguido, na noite passada, em Vitoria, no País Basco, com o prémio de Inovação Tecnológica.

O sistema MOVE-ME foi o vencedor legítimo nesta edição, trazendo para a cidade do Porto o reconhecimento do que de melhor se faz em Portugal na área das novas tecnologias.

O projeto coordenado e desenvolvido pela OPT, com a colaboração das operadoras de transporte público com oferta no Porto, vê assim reconhecido o esforço e empenho dedicado por todos os envolvidos.

O Fórum CIVITAS decorre anualmente e fomenta a discussão de várias temáticas sobre transportes e mobilidade sustentável na Europa e no mundo, tais como: objetivos e planos económicos e ambientais, novas soluções e produtos inovadores, casos de estudo, entre outros. A OPT esteve também presente no fórum para apresentar, numa sessão técnica, o trabalho desenvolvido com o projeto MOVE-ME.


(clique para ampliar)
21-09-2012
OPT na 3ª Conferência da Mobilidade Urbana

A convite do Jornal Arquitecturas, a OPT esteve presente, dia 18 de Setembro, na 3ª Conferência da Mobilidade Urbana, que decorreu no MUDE – Museu do Design e da Moda – para apresentar o sistema MOVE-ME.

Na sua terceira edição, a Conferência centrou-se no tema “Das Novas Tecnologias à Eficiência dos Sistemas” privilegiando a apresentação de novas ideias e tecnologias que contribuam para soluções de planeamento e gestão de transportes mais eficientes, inteligentes e sustentáveis do ponto de vista ambiental e económico.

A OPT colaborou na sessão de apresentação de “Soluções Inovadoras”, no subtema Mobilidade Inteligente expondo com sucesso a aplicação MOVE-ME e a sua evolução no mercado nacional.


(clique para ampliar)
18-09-2012
OPT participa no Fórum CIVITAS 2012

Durante os dias 24, 25 e 26 de Setembro decorrerá o anual Fórum CIVITAS na cidade de Vitoria-Gasteiz, uma vez mais promovendo o contacto e partilha de informações entre as várias cidades envolvidas em projectos CIVITAS em curso ou já terminados.

Aqui serão debatidos temas como a mobilidade e o envolvimento dos cidadãos no planeamento de cidades mais sustentáveis e também serão apresentados alguns projectos na área das novas tecnologias, investigação e inovação.

A OPT foi convidada pela comissão coordenadora a participar neste evento e a coordenar uma das sessões técnicas planeadas, apresentando o seu sistema MOVE-ME.


(clique para ampliar)
04-09-2012
Projeto CIVITAS em Fase Final

Desde Setembro de 2008, o projeto CIVITAS Elan, que apoia a implementação de várias medidas inovadoras e sustentáveis associadas à mobilidade urbana, tem vindo a realizar o seu percurso com grande sucesso.


Com o principal propósito de mobilizar os cidadãos locais para diretamente contribuírem para a criação de soluções de mobilidade eficientes, o CIVITAS apoiou a implementação de alguns serviços e produtos inovadores tais como o MOVE-ME, o transporte flexível Gato, a plataforma RotaPartilhada.com, a construção de um autocarro ultraleve, assim como sustentou a implementação da Loja da Mobilidade da Asprela, o plano de mobilidade da Asprela e o estudo de um interface na mesma área.


O balanço final destes quatro anos de projeto mostra-se bastante positivo, demonstrando que o esforço e dedicação das várias entidades envolvidas, tal como o compromisso e envolvimento do público em geral, contribuíram para que a grande maioria dos objetivos propostos fossem cumpridos com êxito, tornando o Porto uma cidade mais sustentável.


(clique para ampliar)
07-08-2012
MOVE-ME

Já experimentou? Satisfeito com o sistema e as suas funcionalidades? O que se pode melhorar?


Para continuamente disponibilizarmos um serviço que esteja de acordo com as suas expectativas, não deixe de colaborar no projeto e faça-nos chegar a sua opinião através do e-mail civitas@opt.pt.


(clique para ampliar)
22-06-2012
MOVE-ME para iPhone

Depois do grande sucesso que a aplicação MOVE-ME teve no mercado ANDROID e consequente da manifestação de alguns potenciais utilizadores, a OPT, empresa que lidera o projeto, juntamente com as operadoras envolvidas, validaram o investimento no desenvolvimento da aplicação para iPhone.

A nova versão pode ser descarregada diretamente no Apple Market.

Com uma média de 1000 pedidos diários, o MOVE-ME responde continuamente às necessidades dos seus utilizadores com “um serviço de excelência”, como referido pela maioria.


(clique para ampliar)
15-06-2012
TICE Mobilidade

O sistema TICE.Mobilidade visa disponibilizar no mercado nacional serviços de mobilidade dirigidos ao utilizador final.

A missão do consórcio, do qual a OPT faz parte, está concentrada no desenvolvimento de "novos serviços capazes de tornar mais eficiente a rede de mobilidade urbana".

Viabilizar este projecto passa assim pelo desenvolvimento de "uma plataforma de comercialização de serviços de mobilidade" denominada por One.Stop.Transport, colocando disponíveis, aos seus utilizadores, produtos e serviços de mobilidade.

Não deixe de visitar http://tice-mobilidade.clusters.ipn.pt


(clique para ampliar)
16-05-2012
CP como parceira no serviço MOVE-ME

O serviço MOVE-ME lançado em Fevereiro deste ano, no âmbito do projeto CIVITAS Elan, conta agora com um novo parceiro, a CP – Comboios de Portugal.

Face ao sucesso que a aplicação está a ter junto dos utilizadores de transportes públicos na cidade do Porto, outras operadoras, que não puderam integrar o projeto desde o início, por limitações da área de abrangência do estudo, mostram agora o seu maior interesse em juntarem-se a este desafio.
Com o principal propósito de se enriquecer e melhorar o sistema, a CP – Comboios de Portugal decidiu juntar-se a este projeto, integrando e promovendo a sua oferta dos Comboios Urbanos do Porto através desta plataforma.
Assim, a partir de agora, no MOVE-ME, passa a ser possível aceder a informação sobre horários dos comboios entre Porto e Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro e da sua ligação aos restantes modos de transporte.
O MOVE-ME contínua a dar mostras do seu grande sucesso!


(clique para ampliar)
04-05-2012
Planos de Mobilidade Empresarial

De acordo com as estratégias delineadas pelo IMTT, os Planos de Mobilidade Empresarial centralizam-se na definição de novas estratégias de evolução positiva da repartição modal e das condições de mobilidade / acessibilidade, tendo por principal intuito reduzir os custos suportados, nomeadamente, pelas empresas, resultado das deslocações que promove.

No âmbito destas medidas, a OPT participou no passado dia 10 de Abril, em Braga, no Workshop de divulgação do Pacote de Mobilidade promovido pelo IMTT. Durante esta sessão, o IMTT divulgou todo um conjunto de documentos de suporte ao planeamento e gestão de Mobilidade Sustentável, nomeadamente a nível empresarial.

Desta forma, a OPT apresenta-se como uma empresa direcionada para o desenvolvimento e implementação de Planos de Mobilidade, abrangendo diferentes componentes no quadro da filosofia da Mobilidade Sustentável, aplicáveis a empresas e pólos geradores e/ou atractores de deslocações e da Estratégia Nacional da Mobilidade, recentemente definida pelo IMTT.


(clique para ampliar)
23-03-2012
Sucesso da aplicação MOVE-ME

Com pouco mais de um mês de lançamento, o MOVE-ME tem sido referenciado em alguns dos principais meios de comunicação e noticias e está no top 10 das aplicações gratuitas disponíveis para ANDROID.

O sistema garantiu com sucesso informações actualizadas sobre transportes públicos no Porto em dia de greve, registando recorde de 2300 pedidos num só dia. Feedback dos utilizadores indica "resultados actuais e sem falhas", reforçando a sua satisfação com a aplicação.

A OPT e os parceiros envolvidos continuarão a trabalhar para garantir um serviço com qualidade.


(clique para ampliar)
09-03-2012
Aplicação MOVE-ME em Movimento


A aplicação MOVE-ME desenvolvida pela empresa OPT em colaboração com as empresas Metro do Porto e STCP e a associação ANTROP, em menos de um mês no mercado, regista já perto dos 20.000 pedidos e cerca de 2000 downloads da aplicação ANDROID.


O feedback dos vários utilizadores tem sido muito positivo e encorajador salientando-o como “um serviço bastante útil” e “essencial nos dias de hoje”, e a maioria felicitando e reforçando “a importância deste tipo de projetos e da inovação nacional” assim como “o sucesso desta implementação e a necessidade de uma contínua aposta na qualidade da informação ao público.”


(clique para ampliar)
27-02-2012
MOVE-ME regista perto dos 11500 pedidos em menos de 2 semanas

A aplicação MOVE-ME, desenvolvida pela OPT, tem tido imensa adesão e está a movimentar a cidade do Porto! Regista em menos de duas semanas quase 11500 pedidos!

O feedback de vários utilizadores tem sido sempre positivo e as novas sugestões apresentadas revelam o seu continuo interesse em melhorar a aplicação e promover mais e melhor este serviço.

Não deixe de nos dar a sua opinião para civitas@opt.pt e experimente saber mais sobre os Transportes Públicos no Porto!


(clique para ampliar)
22-02-2012
Adjudicação do Estudo de Satisfação de Clientes CP/REFER

Novo projeto de Estudo de Satisfação de Clientes CP/REFER foi adjudicado à OPT. O trabalho a concretizar envolve a caracterização e avaliação da satisfação dos Clientes da rede atual CP/REFER, de forma a apoiar o eventual reposicionamento da sua oferta.

A OPT demonstra desta forma a qualidade da sua proposta de trabalho e conta com todo o conhecimento e experiência já alcançados em projetos anteriores, assim como a reconhecida competência na realização de trabalhos de levantamento e análise de dados.

 
20-02-2012
Projecto da OPT no Grupo Barraqueiro-Algarve simplifica introdução de dados no SICO (IMT)

Na vanguarda das novas tecnologias e acompanhando permanentemente o mercado envolvente, a OPT disponibiliza agora uma aplicação – GeoRefque permite mapear toda a rede de um operador de transporte e gerar com facilidade ficheiros com a georreferenciação de todas as linhas de uma dada operadora (paragens e percursos), compatíveis com a aplicação SICO, desenvolvida pelo ISEGI e promovida pelo IMT.

Após a implementação da aplicação GeoRef na EVA BUS/FROTA AZUL e do trabalho extensivo de levantamento da rede total coordenado pela OPT e realizado em colaboração com as empresas do Grupo Barraqueiro com serviço regular no Algarve, os dados espaciais têm sido verificados pelo ISEGI com confirmação da sua compatibilidade.

O sucesso do trabalho desenvolvido para a EVA BUS/FROTA AZUL, com a validação do ISEGI, revela uma vez mais a qualidade dos produtos e projectos com marca OPT, que como sempre tem disponibilidade para colaborar em novos trabalhos relacionados.


(clique para ampliar)
15-02-2012
O Porto MOVE-ME

O MOVE-ME é um protótipo de uma aplicação para smartphone desenvolvido pela OPT que permite o
acesso a um conjunto diversificado de informação sobre transportes públicos em tempo real.

Completamente inovador em Portugal, a aplicação permite integrar informação proveniente de diferentes operadores e planear rotas intermodais em tempo real e planeado, integrando diferentes meios de transporte.

A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto CIVITAS Elan com a colaboração da associação ANTROP, Metro do Porto e STCP. O protótipo encontra-se implementado na área metropolitana do Porto, integrando informação em tempo real da STCP e Metro do Porto, e informação planeada de 13 operadoras privadas: Albano E. Martins, ARRIVA, A.V. Landim, A.V. Minho, A.V. Pacence, A. V. Tâmega, E.T. Gondomarense, Joalto Douro, Mondinense, Rodonorte, Transcovizela, Transdev e VALPI.

O sistema MOVE-ME está disponível para ambiente Android e pode ser descarregado gratuitamente através do endereço: www.move-me.mobi.

Através do mesmo endereço, para utilizadores que não disponham de acesso a tecnologia ANDROID,  as funcionalidades da aplicação estão também disponíveis no website.

 

Notícias relacionadas:

http://porto24.pt/ciencia-e-tecnologia

http://www.transportesemrevista.com

http://www.portocanal.pt

http://noticias.pt.msn.com

 


(clique para ampliar)
01-02-2012
Estudo de Satisfação ao sistema INFOBOARD


Com pouco mais de um ano de implementação, o sistema InfoBoard, desenvolvido pela OPT no âmbito do projeto europeu CIVITAS, e disponível no Hospital de S. João e Faculdade de Medicina da U.P., teve resultados bastante satisfatórios nos inquéritos locais!

Os utilizadores consideram a aplicação "bastante útil e elucidativa" e reconhecem que "informação ao público com qualidade é sempre necessária".

Um vídeo de demonstração do sistema pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=aRls-vEDBj8


(clique para ampliar)
23-01-2012
2012 com dois novos estudos de tráfego!


Depois do crescimento em 2011 da mais recente área de actuação da OPT – Consultoria em Mobilidade Sustentável – 2012 começa com mais trabalho neste campo! Dois novos estudos de Impacto no Tráfego Rodoviário foram já em Janeiro adjudicados à empresa à OPT.

Pronta para novos desafios, a colaboração da OPT mantém-se focalizada, para além do desenho e planeamento de redes de transporte colectivo, na definição de acessos que assegurem o melhor desempenho dos vários modelos e sistemas de transporte.

 
16-01-2012
Planeamento 3 em produção na STCP

Depois do sucesso da implementação do sistema REDE 3, a nova versão do sistema GIST, que engloba os módulos de Viagens e Viaturas e Serviços num só – PLANEAMENTO 3, já está em funcionamento na STCP.
A mais-valia desta versão está directamente relacionada com a integração da gestão das viagens e viaturas com a gestão dos serviços de motoristas e o facto de ser possível trabalhá-las simultaneamente.


(clique para ampliar)
09-01-2012
MGC Transportes já tem InfoPub

Sistema InfoPub está implementado na empresa MGC Transportes, do grupo Valpi, e permite agilizar a elaboração dos diversos documentos disponibilizados nas estações e paragens assegurando a normalização de conteúdos, simultaneamente diminuindo o tempo da sua preparação quando existirem alterações na oferta.

Já está disponível nas ruas, para alguns percursos da empresa, alguma informação esquemática gerada pelo sistema.


(clique para ampliar)
22-12-2011
Barraqueiro Algarve implementa o Rede 3

O Módulo Rede 3 - versão de Mapeamento de Rede - já está em operação no Grupo Barraqueiro Algarve

Depois de um trabalho extensivo de levantamento e identificação das paragens, realizado pela OPT em colaboração com as empresas do Grupo Barraqueiro com serviço regular no Algarve, recorrendo à aplicação GeoRef, desenvolvida pela OPT, é possível obter com facilidade as posições georreferenciadas de todas as suas paragens.

A aplicação GeoRef foi utilizada no mapeamento da rede de transportes com recurso a dispositivos móveis.


(clique para ampliar)
15-12-2011
Apanha o GATO

SERVIÇO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL


Enquadrado no Projecto Europeu CIVITAS-ELAN, arranca hoje a fase experimental do serviço nocturno ‘GATO’ operado pela STCP. Este apresenta características particulares que o diferenciam dos serviços regulares: é semi-flexível e opera em função de marcações prévias.

A OPT esteve envolvida neste projecto, nomeadamente nos trabalhos de caracterização e definição do serviço, devendo ainda colaborar nas fases seguintes à implementação do serviço, concretizando, em colaboração com a STCP, a avaliação deste.

Para mais informações consultar: http://www.facebook.com/#!/euviogato e www.stcp.pt


(clique para ampliar)
24-10-2011
Keep in Time the Innovation

Com mais uma iniciativa e apoio QREN, a OPT vê agora terminado o projecto tipologia Vale Inovação, desenvolvido em colaboração com o INEGI - Keep in Time.

Ainda que com alguns desvios face ao plano inicial, os objectivos do projecto foram genericamente alcançados e os resultados finais obtidos foram bastante positivos para a OPT!

Com os desenvolvimentos associados ao trabalho Keep in Time, a OPT adquiriu conhecimento e autonomia relativamente ao processo de tratamento de dados estatísticos relevantes para o contínuo aumento da qualidade dos produtos que desenvolve.


(clique para ampliar)
06-10-2011
Entrega do Prémio OPT, S.A. Prof. Vasco Sá

O Prémio "OPT,S.A. - Prof. Vasco Sá" foi atribuído pela OPT, no passado dia 17 de Setembro, durante a cerimónia dos Novos Mestres da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), ao trabalho de dissertação considerado como o melhor projecto da FEUP relacionado com a área dos transportes, nomeadamente temas centralizados na gestão de transportes e/ou utilização de tecnologias de informação e comunicação em transportes.

Em quatro projectos submetidos, o aluno premiado foi André Rodrigues Antunes Araújo, com o projecto de Mestrado Integrado de Engenharia Industrial e Gestão (MIEIG) intitulado de "Estudo do Funcionamento dos Transportes Públicos em Maputo e Desenvolvimento de Acções de Melhoria".


(clique para ampliar)
16-09-2011
OPT na 2ª Conferência Mobilidade Urbana: Gestão Inteligente e Competitividade

A OPT esteve presente na 2ª Conferência Mobilidade Urbana: Gestão Inteligente e Competitividade que decorreu em Lisboa, no Museu da Carris, no passado dia 15 de Setembro.

Entre outros temas, foram essencialmente abordadas as temáticas associadas à gestão eficiente da mobilidade urbana nos tempos actuais.

Respondendo ao principal propósito desta iniciativa, a OPT apresentou neste evento os seus serviços de apoio ao planeamento de rotas e viagens e informação ao público centrados no utilizador final.


(clique para ampliar)
05-04-2011
OPT lança nova versão do sistema GISTLight

A OPT actualizou para a versão 1.0.2 o novo produto GISTLight.
Incluindo novas funcionalidades e opções de visualização, esta versão já está disponível numa licença de teste de 30 dias, através do download no site: http://gistlight.opt.pt/

Informação detalhada sobre a nova versão está também disponível nos manuais e vídeos de apresentação dos módulos do sistema, ou acedendo directamente em: http://www.opt.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=6


(clique para ampliar)
18-03-2011
Prémio OPT

Já na sua terceira edição, o Prémio "OPT,S.A. - Prof. Vasco Sá" é atribuído pela OPT ao melhor trabalho de projecto ou dissertação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) relacionado com a área dos transportes, nomeadamente temas centralizados na gestão de transportes e/ou utilização de tecnologias de informação e comunicação em transportes.

Após fecho do período de submissão de candidaturas, iniciou-se no passado dia 16 de Março o processo de avaliação dos trabalhos e selecção do projecto vencedor.

O Prémio "OPT, S.A. - Prof. Vasco Sá" será entregue aquando cerimónia dos Novos Mestres da FEUP, a decorrer no mês de Maio com dia certo ainda por agendar. Um montante pecuniário (mil e quinhentos euros) será atribuído, juntamente com um diploma, a um único estudante graduado.

 
03-03-2011
TRANSPLAN PME Concluido!

No âmbito do sistema de incentivos QREN para Projectos de Investigação e Desenvolvimento em Co-promoção o consórcio OPT e INEGI terminaram com grande sucesso o projecto TRANSPLAN PME.

Os co-promotores deste projecto visaram assim desenvolver um protótipo para um sistema de apoio ao planeamento operacional de Transportes Públicos em empresas de Pequena e Média Dimensão.

Os objectivos do projecto foram alcançados com sucesso tendo desde já contribuido para algumas publicações e trabalhos científicos de destaque apresentados por ambas as entidades, assim como favorecido o lançamento de um novo produto, o GISTLight.


(clique para ampliar)
10-02-2011
ROTA PARTILHADA na Asprela!

Viajar a menor custo! Está disposto?

O portal RotaPartilhada.com, desenvolvido pela OPT no âmbito do projecto Europeu CIVITAS, já está operacional!

Melhorando a qualidade de vida dos seus utilizadores, reduzindo custos de deslocação e optimizando recursos, o Rota Partilhada permite a cada utilizador registado procurar viagens que satisfaçam os seus requisitos e/ou criar outras, de sua iniciativa, que posteriormente poderão ser solicitadas e partilhadas por outros utilizadores.

O projecto Rota Partilhada traz mais vantagens e maior flexibilidade face à pesquisa do trajecto mais próximo e para o horário que melhor responde às tuas necessidades de deslocação, possibilitando poupanças tanto ambientais como financeiras.

Colabore desde já e deixe-nos o seu feedback! Aceda em www.rotapartilhada.com

(clique para ampliar)
04-02-2011
Arranque do Projecto TICE.Mobilidade

O projecto Mobilizador TICE.Mobilidade – Sistema de Mobilidade Centrado no Utilizador, focado no desenvolvimento de produtos tecnológicos e inovadores, tendo como referência modelos de baixo custo para o utilizador final e sendo, igualmente, destinado a amigos do ambiente, arrancou em Janeiro e prevê afirmar as mais-valias das nossas empresas e organizações a nível internacional.

Diversos centros de investigação e desenvolvimento, empresas (entre as quais a OPT), instituições nacionais da área da mobilidade e autarquias estão envolvidos neste grande projecto de inovação. Co-financiado pelo QREN e liderado pela empresa Meticube, diversas entidades estão envolvidas, tais como a OPT, EFACEC, ISA entre outras empresas que operam no sector das comunicações e sistemas de informação, assim como diversas operadoras, onde se destacam, por exemplo, os SMTUC, Metro Mondego, STCP e Metro do Porto.

Os 46 parceiros reuniram-se para assinalar o kickoff do projecto no passado dia 29 de Janeiro, no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, marcando o arranque de um trabalho que se vai estender até 2013.

(clique para ampliar)
27-01-2011
Novos Desenvolvimentos na área da Informação ao Público

No âmbito do Sistema de Incentivos QREN, a OPT conquista com grande sucesso um novo patamar na Inovação!

Desenvolvido em colaboração com o INEGI, o projecto SPIDER MAPS, tipologia Vale Inovação, foi terminado e apresentado na passada semana, apresentando resultados inovadores na área técnica de Organização e Gestão e Tecnologias de Informação e Comunicação.

O objectivo deste trabalho foi alcançado através do desenvolvimento de um software de geração automática de mapas gráficos de informação ao público.

Como principal resultado desta colaboração, resultou o estudo e criação de mapas esquemáticos que permitem a visualização do fluxo de transportes de passageiros a partir de uma área geográfica, bem identificada e definida.

O resultado final deste projecto foi alcançado com bastante sucesso e, nomeadamente, na área de produção de informação ao público, o projecto representa uma mais valia muito grande para a OPT.


(clique para ampliar)
26-01-2011
OPT participa no III CIVITAS Consortium Meeting em Zagreb

Integrado no Projecto CIVITAS Elan, durante os dias 19 a 21 de Janeiro, a OPT esteve presente no III CIVITAS Consortium Meeting em Zagreb.

Considerando a sua activa e positiva participação no CIVITAS, a OPT foi convidada pela Comissão a apresentar o seu projecto de investigação e inovação que esteve, igualmente, na base do desenvolvimento do seu novo produto InfoBoard.

Enquadrado no tema "Citizens Engagement", na área de desenvolvimento e promoção de Informação ao Público, a OPT apresentou os principais resultados e impactos do seu projecto de investigação e os próximos objectivos para 2011.


(clique para ampliar)
20-01-2011
OPT na entrega de prémios COTEC Barómetro da Inovação

No âmbito da Conferência Internacional dedicada ao tema Open Innovation, a COTEC premiou e felicitou, no passado dia 13 de Dezembro no Centro Cultural de Belém, as empresas que certificaram os seus sistemas de gestão de Investigação, Desenvolvimento.

A OPT esteve presente e foi premiada por todo o trabalho desenvolvido ao longo do último ano no projecto de certificação, alcançada para o referencial em questão, assim como distinguida pelas suas actividades de investigação e inovação presentes em todas as suas áreas de actuação.

Notícias relacionadas:
http://www.bureauveritas.pt/entregadiplomas


(clique para ampliar)
16-12-2010
4º Encontro OPT

A OPT realizou o seu 4º Encontro, este ano com uma novidade que se revelou um sucesso, apresentando dia 14 às 21:30, no Clube Literário do Porto, a Tertúlia subordinada ao tema Mobilidade e as Novas Formas de Procura de Transporte Colectivo.

O Seminário teve lugar no auditório do INEGI, todo o dia 15 de Dezembro, apresentando os temas de Informação ao Público e Planeamento Operacional de Transporte Colectivo. Incluído no Seminário, decorreu um workshop em torno do projecto de desenvolvimento de um protótipo de planeamento operacional para pequenas e médias empresas, apoiado pelo QREN e em colaboração com o INEGI – o TRASNPLAN PME. A investigação que tem decorrido ao longo deste projecto tem permitido a implementação de melhorias nos sistemas da OPT já existentes bem como o apoio ao desenvolvimento do mais recente produto disponibilizado no mercado – o GISTLight.

Estiveram presentes no evento cerca de 100 pessoas, alguns dos seus principais clientes e parceiros e, igualmente, empresas privadas do sector de transportes, tais como as associadas ANTROP, assim como a Autoridade Metropolitana do Porto e a Câmara Municipal do Porto.

 


(clique para ampliar)
13-12-2010
OPT Certificada na Qualidade e Inovação

Após o processo de implementação e normalização do seu sistema de gestão durante o último ano, a OPT alcançou a certificação para os dois referenciais propostos fortalecendo a sua estratégia e posição no mercado.

Com base no projecto QREN Vale Inovação (http://www.qren.pt), a OPT vê assim reconhecido o seu trabalho de Qualidade e de Inovação com a certificação, pelas normas NP 4457 IDI e ISO 9001, do seu Sistema de Gestão Integrado.

Notícias relacionadas:
http://www.cotecportugal.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1832&Itemid=361


(clique para ampliar)
30-11-2010
InfoPub chega ao Funchal

A OPT implementou mais um sistema InfoPub – Informação ao Público à Paragem, agora nos Horários do Funchal. O sistema está vocacionado para a automação da produção e emissão de mapas para as paragens, com informação dos trajectos disponíveis e dos horários previstos. O sistema permite um alto grau de autonomia e flexibilidade na gestão e configuração dos dados.

O InfoPub nasceu dum trabalho de investigação e inovação, em parceria com a STCP, tendo já sido implementado na Carris, Rodoviária de Lisboa, Transportes Sul do Tejo e Metro do Porto.


(clique para ampliar)
19-11-2010
OPT - PME Lider

No decorrer do Programa FINCRESCE do IAPMEI, a OPT foi distinguida, no passado dia 8 de Novembro, como uma das empresas nacionais com perfil de desempenho superior.

O Estatuto PME Líder, atribuído à OPT, centralizou-se numa avaliação da empresa face às suas estratégias de crescimento e ao reforço marcante da sua base competitiva.

O principal objectivo do Estatuto PME Lider visa fortalecer a visibilidade das empresas de dimensão intermédia que integram o segmento mais competitivo da economia nacional, e distinguir o trabalho de liderança e melhor desempenho das mesmas.

A OPT encara esta distinção como um novo estímulo no prosseguimento das suas dinâmicas e actividade empresarial, que tanto contribuem para a sustentabilidade do seu crescimento, criação de riqueza e bem-estar social.


(clique para ampliar)
14-10-2010
Cidade do Porto distinguida com Prémio Civitas

Durante os dias 27, 28 e 29 de Setembro, a OPT participou no Fórum Internacional CIVITAS, em Malmo, colaborando uma vez mais na divulgação do projecto e discussão de algumas temáticas na área da Mobilidade Urbana Sustentável e Novas Tecnologias de Comunicação.

Durante o evento, a cidade do Porto foi congratulada pela "sua excepcional inovação tecnológica na gestão operacional de transportes e de informação ao público" através do projecto liderado pela OPT de Informação de Serviços de Transporte em Tempo Real.

Como nomeada para a Categoria de Inovação Tecnológica, a OPT "provou ser um exemplo de excelência, cumprindo os requisitos do modelo europeu de mobilidade sustentável".

Deste modo, a OPT vê reforçado, internacionalmente, o reconhecimento pelo seu trabalho na área da investigação e inovação.


(clique para ampliar)
17-09-2010
OPT na Semana Europeia da Mobilidade

Inserido no projecto europeu CIVITAS-ELAN, que reúne diversas cidades europeias com o objectivo de “... ‘mobilizar’ os cidadãos para um trabalho conjunto no desenvolvimento de soluções de mobilidade, limpas, garantindo saúde e acesso para todos”, a Câmara Municipal do Porto lidera vários projectos que visam promover serviços inovadores e sustentáveis de transportes, entre outros. Neste âmbito, a OPT, participa na SEM - Semana Europeia da Mobilidade - apresentando nomeadamente os seus serviços centrados na área da Informação ao Público.

Durante a tarde do dia 21 de Setembro, será inaugurado o serviço de Informação em Tempo Real disponibilizado no Hospital de S. João e na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Os LCD instalados nestes locais apresentam, em tempo real, a informação de mobilidade das principais operadoras a servirem a área da Asprela, entre as quais se destacam a STCP, Metro do Porto e treze Operadoras Privadas.

O projecto tem-se revelado um sucesso para todos os parceiros envolvidos e um excelente canal de comunicação das operadoras de transporte envolvidas.


(clique para ampliar)
17-09-2010
Informação de Mobilidade em grandes Displays

Inserido no projecto europeu CIVITAS-ELAN, a OPT lidera um projecto-piloto que disponibiliza uma ferramenta para a divulgação de Informação de Serviços de Transporte em Tempo Real em dispositivos de grandes dimensões. Colaborando com as empresas STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, Metro do Porto e a ANTROP – Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Passageiros, a OPT tem vindo a desenvolver um sistema de apoio ao planeamento mais eficaz e eficiente de mobilidade urbana.

A utilização de dispositivos de visualização como LCDs apresenta várias vantagens e oportunidades no que diz respeito à prestação de um serviço de qualidade para a informação ao público. Permite captar mais rapidamente a atenção dos potenciais utentes e simultaneamente fornecer informação mais actualizada e apresentada de forma mais dinâmica e apelativa.

Nas próximas etapas do projecto, o sistema IMS disponibilizará informação em vários equipamentos, permitindo ao usuário seleccionar a melhor combinação dos transportes disponíveis, para se deslocar de um lugar de partida, que pode não ser a sua posição actual, para o destino pretendido, recorrendo a visualização desta informação via Web, ou através da migração desta informação para uma unidade móvel, onde esta também passará a estar disponível, permitindo ao utilizador poder interagir com a informação apresentada.


(clique para ampliar)
27-05-2010
A OPT inicia projecto na Metro do Porto

A OPT vai iniciar um projecto para a Metro do Porto com o objectivo de facilitar a emissão de informação que é disponibilizada nas estações.

Com base no conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos na área de Informação ao Público, nomeadamente com os projectos de Informação nas Paragens levados a cabo na STCP, Carris, TST e RL, a OPT tem agora a oportunidade de desenvolver um projecto idêntico para a Metro do Porto, dando início a uma relação profissional que os responsáveis de ambas as empresas vêem com muita expectativa.

O sistema instalado vai permitir agilizar a elaboração dos diversos documentos disponibilizados nas estações assegurando a normalização e diminuindo o tempo da sua preparação quando existirem alterações na oferta.

 
05-12-2009
A OPT surge no programa 4xCiencia da RTP

O 4xCiencia é um programa de debate, semanal, conduzido por quatro cientistas - Alexandre Quintanilha, Nuno Crato, Henrique Barros, professor em Medicina do Porto e actualmente presidente da Comissão Nacional de Luta contra a Sida, e por Pedro Guedes Oliveira, professor em Engenharia do Porto, ex-director do INESC, e especialista em novas tecnologias.
Neste programa dedicado a Gestão de operações e logística , os sistemas desenvolvidos pela OPT são referidos pela entidade que os utiliza, a STCP, referindo a sua importância.

http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=17203&idpod=32805&formato=flv&pag=recentes&escolha=

 
23-11-2009
Transportes em Revista

A Transportes em Revista publicou um artigo no seu site http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=2427, correspondente a um outro publicado no versão impressa, no nº76, de Junho de 2009, dedicados à OPT.

A Transportes em Revista, uma referência incontornável na divulgação do sector de transportes , iniciou a sua actividade em Março de 2002, na vertente passageiros & mobilidade. Desde Março de 2004 a Transportes em Revista passou a abordar o sector dos transportes, na vertente carga & mercadorias.

 
08-10-2009
OPT no programa Made in Portugal da TSF

A OPT foi tema de notícia no programa Made in Portugal, da TSF, que tem o apoio do Ministério da Economia e Inovação. O programa retrata empresas portuguesas que são inovadoras, criativas, tecnológicas, ousadas.
http://tsf.sapo.pt/Programas/programa.aspx?content_id=1015543&audio_id=1384636

 
17-04-2009
VIMECA e Scotturb instalam sistema GIST

Depois de ter participado no consortium (1992) que viria a dar origem à criação da OPT (1997), a Vimeca decide agora instalar o sistema GIST, nas suas componentes de Planeamento. Esta instalação vai estender-se à Scotturb, empresa do mesmo Grupo Empresarial.

Estas empresas juntam-se assim ao grupo de utilizadores do sistema GIST, sistema determinante para o dia-a-dia do Planeamento Operacional, Gestão de horários e recursos (viaturas e motoristas) e Escalamento de Pessoal Tripulante.

 
17-04-2009
5.ª Jornada do Roteiro para a Ciência – Matemática 15-04-2009

A OPT participou na 5ª Jornada do Roteiro para a Ciência dedicada à Matemática, iniciativa da Presidência da República, com o objectivo de dar a conhecer centros de investigação e empresas que utilizam aplicações da Matemática para gerar conhecimento.

Na visita que o Presidente da República fez à CARRIS (notícia) foi referida, duma forma clara, a importância do Sistema GIST no dia a dia das operações da Empresa.
  

No Auditório da Empresa tiveram lugar diversas intervenções nomeadamente a Comunicação de Boas Vindas proferida pelo Dr. José Manuel Silva Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da CARRIS que agradeceu, na pessoa do Prof. Falcão e Cunha a presença da OPT, e a intervenção do Prof. Pinto Paixão, docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sobre “O Papel da investigação operacional na inovação” referindo, de entre alguns exemplos, a história do GIST e da OPT.

Ainda no auditório da CARRIS, o Eng.º José Maia, Director da Unidade de Controlo Operacional e Planeamento da Rede da Empresa, fez uma apresentação do GIST e do SAE, a que se seguiu uma ligação em directo à Central de Comando de Tráfego da CARRIS, em Santo Amaro, para demonstração das funcionalidades das ferramentas apresentadas.

O Presidente da República visitou ainda a Área de Horários e Escalas na Unidade de Controlo Operacional e Planeamento de Rede onde está instalado o GIST.





Fotos tiradas do site:www.presidencia.pt


(clique para ampliar)
01-04-2009
WORKSHOP DE UTILIZADORES DO GIST - 2009

Realizou-se no passado dia 19-Março mais um encontro de utilizadores do GIST, encontro esse que teve lugar nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Estiveram presentes vários elementos das empresas que actualmente utilizam o sistema, nomeadamente Carris, STCP, RL, TST e SMTUC.

 

Neste workshop foram apresentadas algumas ideias em termos da evolução dos módulos actuais de Planeamento Base (Rede, Megalinhas, Viagens e Viaturas, e Serviços), tendo em vista a próxima versão 3.0, cujo desenvolvimento já foi iniciado. Seguiu-se uma discussão entre os vários elementos presentes no sentido de se estudar a forma de utilização do sistema actual nas realidades diferentes de cada empresa, e o impacto dessa experiência em termos de ilações para novos requisitos do GIST 3.

 

A principal novidade em estudo teve a ver com a preocupação de se tornar o sistema mais integrado, prevendo-se condensar os módulos existentes em apenas dois, o novo módulo "Rede" (correspondendo à integração dos actuais "Rede" e "Megalinhas") e o módulo "Planeamento" (correspondendo à integração dos actuais "Viagens e Viaturas" e "Serviços"). Para o novo módulo Rede 3 foram discutidas questões como a integração com um sistema SIG e o controlo com histórico das versões da rede de transportes de um operador. Para o novo módulo Planeamento 3 foram discutidas novas formas de visualização e interacção integrada dos vários elementos de planeamento (viagens, viaturas, e serviços).

 

O resultado final traduziu-se numa salutar troca de experiências entre todos os intervenientes e na recolha e validação de novos requisitos que permitirão tornar o sistema GIST cada vez mais flexível e adaptável às várias realidades do planeamento de transportes públicos.


(clique para ampliar)
14-05-2008
MARCO DORIGO hoje na FEUP às 21h

Hoje na FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pelas 21h haverá uma conferência com o Professor Marco Dorigo. Este evento terá o patrocínio da OPT.

O Prof. Marco Dorigo tem desenvolvido um trabalho notável na área das metaheurísticas, tendo sido o inventor de uma das técnicas mais usadas actualmente (Ant Colony Optimization) e, mais recentemente da Swarm Optimization.

No âmbito do projecto BusMap, assim como nas futuras evoluções que este projecto pode vir a ter, a utilização destas técnicas poderá ser muito interessante e útil.

 O Currículo do Prof. Marco Dorigo pode ser visto na página http://iridia.ulb.ac.be/~mdorigo/HomePageDorigo/index.php



(clique para ampliar)
18-04-2008
Novo suporte de informação instalado em todas as Paragens da STCP

Recortes de Imprensa 10 Abril 2008:

Jornal de Notícias

Primeiro de Janeiro

DNotícias e Público

Destak Metro e Transportes em Revista

JPN e RTP1


(clique para ampliar)
07-11-2007
GIST nas 3ªs Jornadas de Inovação da AdI

A OPT vai participar na Exposição de resultados de projectos de I&D integrada nas 3ªs Jornadas de Inovação com o sistema GIST - Gestão Integrada de Sistemas de Transportes.

As 3ªs Jornadas de Inovação irão decorrer entre 7 e 10 de Novembro na FIL,no Parque das Nações em Lisboa, em simultâneo com o Salão Internacional de Inovação e Tecnologias para a Indústria - SINOTEC, organizado pela AIP.

A exposição será aberta ao público em geral. Visite-nos!

 


(clique para ampliar)
07-03-2007
Novas Instalações da OPT

A partir desta data a OPT, ou seja, os Serviços Técnicos e Administrativos da OPT, encontrar-se-ão a funcionar nas suas novas instalações, sitas na Rua de Assis Vaz, n 27 no Porto.

A Sede e Serviços Financeiros continuarão a ser na Rua do Barroco em Leça do Balio.


(clique para ampliar)
23-11-2006
OPT Cliente Aplauso 2006

O Millennium bcp, em colaboração com a Escola de Gestão do Porto, decidiu distinguir a nossa empresa como Cliente Aplauso, à semelhança do ano 2005. O desempenho económico e financeiro e a história de relacionamento com o Millennium bcp têm sido factores determinantes desta decisão.
"Estamos em condições de testemunhar o nosso apreço pela qualidade de gestão e pela visão de negócio que a situação da sua enpresa evidencia.", comunica o Millennium bcp.

(clique para ampliar)
07-04-2006
SMSBUS 1.º Prémio Boas Práticas no Sector Público

O serviço SMSBUS – Informação em Tempo Real, da STCP, foi distinguido com o 1.º Prémio Boas Práticas no Sector Público, na categoria Serviços Electrónicos. O Prémio Boas Práticas no Sector Público é uma iniciativa do Diário Económico e da consultora Deloitte, tendo a sua quarta edição decorrido em Lisboa, com a presença do secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo.


O Prémio Boas Práticas no Sector Público distingue as entidades que colocaram em prática projectos inovadores que melhoram a gestão de recursos humanos e a qualidade do serviço ao cliente. Nesta edição, concorreram 32 casos de boas práticas no sector da Administração Central e Local, ensino superior, institutos, serviços autónomos, sector público empresarial e empresas municipais.

(clique para ampliar)
30-03-2006
Seminário “Gestão de Transportes Colectivos Flexíveis: da Mobilidade Sustentável à Coesão Social”

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o apoio da OPT, promoveu a realização de um seminário “Gestão de Transportes Colectivos Flexíveis: da Mobilidade Sustentável à Coesão Social”. Este evento teve lugar no passado dia 22 de Março e contou, também, com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, a Sra. Eng.ª Ana Paula Vitorino

 
Neste seminário participaram alguns dos maiores especialistas nacionais e europeus no assunto, alguns deles estão envolvidos num Projecto designado MASCARA, que visa o estudo dos Sistemas de Transportes Flexíveis (STF), conhecidos a nível internacional pela designação DRT-“Demand Responsive Transport”, têm características de frequência e preço para o utente que os permita situar entre os transportes públicos regulares, com horários, percursos e paragens definidos, e os transportes de aluguer  flexíveis como os táxis.

 

A função dos STF é complementar o serviço oferecido pelos transportes públicos regulares e pelos transportes de aluguer flexíveis, constituindo um transporte de grupo a preço intermédio.

 

Neste tipo de transportes, os utentes gozam de alguma flexibilidade de horário e de local de entrada, uma vez que os pedidos são agrupados de acordo com as origens e destinos pretendidos, de forma a rentabilizar o serviço e servir, rápida e comodamente, o consumidor.

 

A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, reconheceu que em Portugal ainda não existe um plano ordenado de transportes flexíveis e que este sistema “apesar da sua difícil implementação, por não pertencer à cultura quotidiana dos portugueses, poderá vir a ser uma mais-valia para as áreas metropolitanas, mas sobretudo para as cidades, vilas ou aldeias que não disponham de uma rede de transportes públicos razoável”.


(clique para ampliar)
27-12-2005
OPT identificada como caso de sucesso empresarial

Entre outras Empresas a OPT - Optimização e Planeamento de Transportes, S.A. foi identificada no Processinov como um dos casos de sucesso empresarial. O Coordenador Geral da UERN, António Rocha, deu a conhecer os resultados do projecto que teve como objectivo identificar casos de sucesso, ao nível da inovação  tecnológica e organizacional, em micro e pequenas empresas.

A realização deste projecto permitiu concluir  que "é possível inovar também em micro empresas", referiu António Rocha. No seu entender, a inovação não é so para as grandes empresas. O Presidente da SPI, Augusto Medina, reforçou esta ideia e referiu  mesmo que " a inovação cabe na missão de qualquer tipo de empresa", no entanto, deve "fomentar a inovação dialogando com os vários públicos da empresa". Na opinião de Augusto Medina, é possivel encontrar, "em dialogo", espaço para novas ideias e, a partir dessas ideias, alimentar e fazer surgir inovações.



Fonte da Noticia:AIMinho-2005


(clique para ampliar)
21-10-2005
SMSBUS distinguido nos Prémios Optimus 2005

O serviço SMSBUS da STCP acaba de ser distinguido com o primeiro lugar na Categoria “Serviços de Utilidade Pública” nos Prémios Optimus 2005 – Soluções Empresariais de Mobilidade. A cerimónia de entrega dos troféus decorreu na terça-feira, 27 de Setembro, no âmbito do IV Fórum Telecom, organizado pelo Diário Económico, em Lisboa.


A cerimónia foi presidida pelo Dr. Lobo Xavier, administrador da Optimus, que elogiou o projecto SMSBUS pelo seu sucesso junto dos clientes e por contribuir para a imagem do transporte público, quando “outro projecto semelhante em funcionamento em Lisboa não atinge os mesmos resultados”.



(clique para ampliar)
 
Recomendar este site
Mapa do site