Produtos Parceiros
GIST
Contactos
Home
Clientes
Notícias
Empresa
Serviços
O sistema GIST é um sistema modular de apoio à  decisão, cujo objectivo se prende em auxiliar o planeamento operacional de empresas de transporte no processo de gestão de horários e de recursos das suas operações diárias.

 

 

GIST GESTÃO INTEGRADA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES  

 

 

GIST - Gestão Integrada de Sistemas de Transportes



O sistema GIST é um pacote de software com diversos módulos que permitem gerir a informação base relativa à rede de transportes, às linhas e às viagens a realizar. Permite ainda gerar, de uma forma optimizada, os horários das viaturas e dos motoristas, incluindo o escalamento diário destes últimos. Para alguns dos problemas tratados foram desenvolvidos procedimentos algorítmicos optimizantes e heurísticos, que são propostos ao planeador como possíveis alternativas. As interfaces gráficas utilizadas foram desenhadas tendo em conta os procedimentos e hábitos tradicionais de planeamento.

O carácter inovador do sistema GIST passa, essencialmente, pelo seu elevado nível de interactividade com o utilizador, pelas facilidades de parametrização, pela automatização de processos de planeamento e pela gestão integrada de dados que, em qualquer momento, proporciona, à gestão da empresa e ao público, informação actualizada e consistente. A normalização de dados é uma característica fundamental do sistema, que permite, de uma forma uniforme e automática, a disponibilização ao público da informação sobre os percursos das linhas e sobre os seus horários.

Actualmente a versão completa do produto GIST (versão 2) é constituido por um conjunto de módulos, descritos pormenorizadamente abaixo, cada um deles com uma função claramente definida, auxiliando o utilizador em cada uma das fases usuais do processo do planeamento.

Em curso a OPT tem em desenvolvimento a nova versão do sistema. A versão GIST 3 integra os módulos de Rede e Megalinhas num só módulo - REDE 3, e os módulos de Viagens e Viaturas e Serviços noutro - PLANEAMENTO 3.

O novo módulo de Rede e Planeamento 3 já estão desenvolvidos e instalados em alguns clientes, tais como STCP, CARRIS e Horários do Funchal e a apresentação detalhada destes pode igualmente ser visualizada abaixo.

MÓDULOREDE
O objectivo deste módulo é a caracterização da rede de transportes da empresa.

 

MÓDULOMEGALINHAS
Neste módulo são definidos os percursos, as linhas e as megalhinhas.

 

MÓDULOVIAGENS E VIATURAS
Neste módulo são definidos os horários ao público e os horários de viaturas para cada megalinha, época e tipo de dia.

 

MÓDULOSERVIÇOS
Destina-se a afectar os serviços do pessoal tripulante ao trajecto diário das viaturas (turnos)definido no Módulo Viagens e Viaturas.

 

ESCALAMENTO
O escalamento consiste na afectação de motoristas aos serviços definidos no módulo Serviços.

 

MÓDULOREDE 3
Caracterização da rede de transportes integrando a definição de percursos e linhas

 

MÓDULOPLANEAMENTO 3

 

 
Recomendar este site
Mapa do site