Produtos Parceiros
GIST
Contactos
Home
Clientes
Notícias
Empresa
Serviços
Investigação Desenvolvimento e Inovação

 

 

QUEM SOMOS  

                         

 

Quem Somos


A OPT, Optimização e Planeamento de Transportes, S.A., tem como área nuclear de atividade a gestão operacional do transporte coletivo urbano.

Desde 1992, em grande parte através de projetos de I&D orientados para as necessidades do sector, tem construído soluções informáticas inovadoras e realizado trabalhos e estudos que contribuíram para o aumento de eficiência dos seus destinatários.

Com atuação em duas grandes áreas de desenvolvimento a nível nacional, a OPT é pioneira em Portugal no desenvolvimento de projetos de I&D no âmbito do planeamento operacional de transportes coletivos, desenvolvendo soluções informáticas avançadas para a gestão e otimização de sistemas de transportes e geração automática de informação ao público.

Realiza também trabalhos de consultoria na área do planeamento operacional de transportes, tais como reengenharia de processos de planeamento operacional, estudos de alteração de políticas de pessoal, entre outros.


 

Onde Estamos


A OPT assume a existência de uma política de inovação, que é devidamente formalizada e cuja missão consiste em manter as soluções base dos seus produtos atualizadas e competitivas, nomeadamente através da introdução regular de novas funcionalidades e aumento da adequabilidade às necessidades das suas empresas clientes.

Entre o leque alargado de clientes da OPT, destacam-se a Carris, a STCP, a Metro do Porto, os Horários do Funchal, a Transdev, o Grupo Barraqueiro, a CP – Comboios de Portugal e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.

Ao longo dos últimos 20 anos a empresa tem crescido e ganho maturidade no sector dos transportes públicos, sendo que ao seu trabalho são associadas algumas das maiores inovações tecnológicas na área de gestão urbana a nível nacional.

Premiada em algumas das suas soluções e reconhecida a nível internacional, nomeadamente na área da Informação ao Público, a OPT tem alcançado o seu lugar no mercado e tem também consolidado uma imagem de referência e qualidade no sector.

A OPT inicia a sua atividade empresarial em 1997 com o lançamento do sistema GIST – Gestão Integrada de Sistemas de Transportes, atualmente na sua terceira versão e em permanente utilização em algumas das maiores empresas de transporte nacionais, como a CARRIS, a STCP e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, entre outras.

Desde o início da sua formação até ao presente, a OPT é responsável pela instalação, implementação, manutenção, atualização e formação dos vários módulos do sistema GIST, que assegura a gestão diária da oferta das empresas de transporte de passageiros, adotando conceitos como a otimização de recursos. Conforme referido, o sistema tem vindo a evoluir através do acompanhamento da evolução da tecnologia mas também pela adição de novas funcionalidades solicitadas pelos clientes.

Em 2007 a OPT aposta numa nova área, a da Informação ao Público e, a partir de uma parceria com a empresa londrina FWT, a OPT tem vindo a desenvolver sistemas inovadores que automatizam a produção de informação ao público à paragem (impressa ou na internet). Nesta área destacam-se os produtos InfoPub e SpiderMaps que asseguram a produção e emissão de mapas com informação georreferenciada à paragem para uma dada zona da cidade.

Ainda na área da informação ao público, e em colaboração com empresas nacionais, a OPT é responsável pelo desenvolvimento de sistemas de informação em tempo real, destacando-se: o sistema de informação à paragem em tempo real via SMS; o sistema InfoBoard, de apresentação de informação animada em LCD’s dos transportes disponíveis numa dada zona; e o seu mais recente produto, o MOVE-ME, que disponibiliza ao utilizador final um conjunto detalhado de informações proveniente de diferentes operadores de transporte público, permitindo planear rotas intermodais em tempo real.

Os objectivos da OPT ao nível do negócio e qualidade dos seus produtos são de forte crescimento, com o intuito de manter a liderança ao nível nacional, visando-se a diversificação no tocante aos mercados. Investindo continuamente na Inovação, é reconhecido o seu trabalho de Qualidade na componente de investigação e desenvolvimento tecnológico que sempre tem mantido, e por isso é aceite na rede COTEC Inovação desde 2009, assim como Microsoft Partner e adquiriu a certificação para os referenciais ISO 9001 e NP4457 IDI em Dezembro de 2010.

 

            


 

Para Onde Vamos

 

Atualmente, as apostas estratégicas da OPT vão no sentido de adaptar as suas soluções a empresas de menor dimensão e de aproveitar as potencialidades dos seus produtos na área da Informação ao Público para conseguir internacionalizar-se.

O comportamento dinâmico e em permanente mudança da economia tem permitido à empresa trabalhar algumas oportunidades, como a implementação de uma estratégia de penetração em mercados emergentes com poucas soluções tecnológicas. Nesse sentido, a OPT aposta cada vez mais em mercados além fronteira potenciando o sucesso dos seus produtos e soluções inovadoras em mercado estrangeiro.

As perspetivas futuras são de que os conhecimentos acumulados no uso de Métodos Quantitativos, Tecnologias de Informação e Telecomunicações permitam à OPT continuar a propor soluções criativas para desafios cada vez mais exigentes, a maioria deles relacionados com o nível de serviço ao público prestado pelos transportadores.

Em termos estratégicos, a OPT tem formalmente definidos os seguintes objetivos, alguns deles atualmente alcançados:

  • Dotar as empresas de transportes nacionais com os melhores produtos e serviços de apoio à Gestão Operacional e Otimização de Recursos;
  • Disponibilizar produtos e aplicações inovadoras destinadas a automatizar e a aumentar a qualidade da Informação ao Público;
  • Promover a Investigação e o Desenvolvimento, sustentado e inovador, nas áreas científicas mais relevantes, recorrendo ao sistema Científico e Tecnológico Nacional;
  • Evoluir as suas plataformas de desenvolvimento e disponibilizar as suas soluções via web;
  • Tornar os produtos e os serviços desenvolvidos competitivos em mercados próximos, em particular visando as empresas de pequena e média dimensão e em mercados internacionais;
  • Adaptar os seus sistemas a novos mercados, tais como metropolitanos, caminho-de-ferro, transporte aéreo e gestão de escalas de serviço em hospitais;
  • Explorar interações com novas áreas complementares de negócio tais como bilhética, sistemas de ponto e análise da oferta e da procura.


A qualidade do trabalho desenvolvido pela OPT está intrínseca a todas as suas soluções e suporta essencialmente as necessidades de um mercado exigente e em adaptação e dinâmica constante, promovendo, simultaneamente, a inovação e investigação tecnológica nacional.



Principais accionistas da OPT


STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, SA

Barraqueiro Transportes, S.A.

Carris – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, SA

Horários do Funchal, Transportes Públicos, SA

INEGI, Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial

 

 
Recomendar este site
Mapa do site